Início Federação P.A.C.E. Projectos Protocolos Formação Legislação Links Contactos
Associações de Pais
Actividades / Projectos
Cuidador Informal - Informe-se...
DGS - video informativo
Órgãos Sociais 2020-2022
XI Jantar das Associações de Pais do Concelho de Santa Maria da Feira
Este evento comemorativo contou com a presença da Drª Cristina Tenreiro, Vereadora da Educação, Professor José Henriques, Presidente da Junta da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, Sr. Alberto Santos, em representação da CONFAP e diversas Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho. Agradecemos a presença de todos no nosso/ Vosso Jantar anual!
Fica aqui um Muito Obrigada à Associação de Pais da e Encarregados de Educação da Eb 2,3 da Corga pela organização, um trabalho de excelência que proporcionou a todos um momento muito agradável.

Próximo ano: Canedo!!
Recanto dos Infantes - Viagem Medieval 2019
A Fapfeira disponibilizou, pelo nono ano consecutivo, aos visitantes da Viagem Medieval 2019, um espaço de utilização gratuita dentro do recinto para quem, necessite de cuidar da alimentação e higiene dos seus bebés.
O espaço foi assegurado por pais e voluntários da Federação, a quem deixamos um enorme agradecimento!
 
 
Segurança na Internet
Arquivo
A inclusão tem de ser uma linha de trabalho que cria uma escola para todos e com todos, devendo, assim, definir-se muito mais como participação e não, apenas, como presença.
Ninguém já acredita que uma criança/jovem que apresente um perfil cognitivo diferente é “acima” ou “abaixo”, acreditamos que é apenas diferente.
A criação de uma cultura de inclusão e o desenvolvimento de respostas educativas no âmbito da Educação Inclusiva passa, entre outras iniciativas, pela divulgação e reflexão sobre as atuações e projetos que no dia a dia, educadores, professores e outros profissionais promovem, procurando com o apoio de todos os intervenientes do sistema educativo, como é o caso das associações de pais, desenvolver o potencial existente em cada criança ou jovem com as ditas “necessidades especiais de educação”.
Acreditando numa Escola Inclusiva, logo numa Educação Inclusiva, e porque nenhuma criança pode ficar para trás, a CONFAP decidiu, após o período de confinamento em que, reconhecidamente, as crianças mais vulneráveis, em especial as com necessidades especiais de educação, viram as suas terapias interrompidas (e os seus problemas agravados), avançar com o webinar “Educação Especial vs Educação Inclusiva – a diferença e o que importa fazer para e pelas crianças com necessidades especiais de educação”, no arranque deste novo ano letivo, na próxima segunda feira dia 14 de setembro pelas 21:15,  procurando contribuir para que estas crianças (e as suas famílias), com a ajuda técnica nas mais diversas valências, possam recuperar (no mínimo mi
Feliz Natal e um 2021 repleto de sucessos
Projeto “O Crescer do Ler e do Ser”
O projeto “O Crescer do Ler e do Ser” aposta na promoção da literacia emergente e no conhecimento das emoções das crianças em final do percurso pré-escolar.
Promovido pela autarquia de Santa Maria da Feira, em parceria com a Fapfeira e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, visa contribuir para um desenvolvimento socioemocional mais consistente e gerador de sucesso profissional e pessoal.
Conheça o processo de construção deste projeto pedagógico, nas palavras de alguns dos seus principais autores.
As XIV Jornadas de Educação decorrem nos dias 21, 23 e 24 de Outubro. Assumem este ano o formato digital, mas continuam focadas nas práticas educativas de reconhecido valor e nas mudanças inerentes aos tempos. 
As inscrições já estão abertas 

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) tem acompanhado desde a primeira hora o enorme e complexo desafio que enfrentamos com a COVID-19. Assim, tem desenvolvido alguns materiais de apoio e promoção da literacia em saúde psicológica, disponiveis AQUI.
Destacamos alguns particularmente uteis a Pais e cuidadores, os quais os quais aqui partilhamos:
- Famílias em Isolamento durante a Pandemia Kit de Sobrevivência para Pais
- Estudar em tempos de pandemia Guia para Pais e Cuidadores
- Recomendações para Pais, Cuidadores e Professores Cyberbullying e segurança online
 
PLANO DE PREVENÇÃO E ATUAÇÃO COVID-19

Tendo em consideração as características do vírus, COVID-19, o Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde declarou estarmos perante uma situação de Emergência de Saúde Pública de âmbito Internacional. O Centro Europeu de Prevenção de Controlo das Doenças considera o COVID-19 um vírus de impacto elevado e de provável propagação global.

Considerando também a importância da ação concertada das Instituições para minimizar o impacto deste vírus, a sua velocidade de propagação e a tranquilidade e bem-estar de toda a comunidade, a FAPFEIRA, que coopera com várias instituições públicas, considerou pertinente a elaboração de um Plano de Prevenção e Atuação, alinhado com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde.

O plano de prevenção e atuação COVID-19 tem como objetivos:
•Minimizar o impacto do COVID-19 nos colaboradores(ras) da FAPFEIRA e de toda a comunidade com a qual estes(as) interagem, no âmbito das nossas atividades/projetos;
•Colocar em prática medidas de contenção adequadas ao nível de risco concreto;
•Assegurar a atempada monitorização da situação, bem como a recolha e comunicação de informação relativa ao COVID-19;
•Assegurar o regular funcionamento da FAPFEIRA de acordo e em função do nível de risco.

Assim, a FAPFEIRA determinou
       
2  3  4  5  6  7 
CCAP
Agenda
Acontece
Novas datas ano escolar 20/21
 
Topo  |  Início  |  Politica de Privacidade e Cookies  |  Webmail  |  Newsletter  |  Arquivo  |  Contactos
© 2013 Fapfeira, Todos os direitos reservados - desenvolvido por aRlo