Em parceria com a Fapfeira, a Associação Ser+ Pessoa, desenvolve o projeto "Decido com Sentido". O "Decido com Sentido" é um programa de prevenção dos comportamentos aditivos e de promoção de competências socioemocionais, pensado para jovens dos 13 aos 17 anos. Acreditamos que prevenir é capacitar — e que quando damos espaço aos jovens para pensar, sentir e escolher… eles decidem com sentido.
Feira do Livro - Escola Secundária de S.M. Feira
No âmbito da feira do livro em parceria com APESFeira, foi com enorme gosto que recebemos em Santa Maria da Feira, o escritor Pedro Chagas Freiras.
No dia 29/04/2023, a Fapfeira esteve a participar no Conselho Geral da Confap, que decorreu em Viseu.
I Jornadas do Desenvolvimento Infantil
A 18 de março decorreram as "I Jornadas do Desenvolvimento Infantil", resultantes do protocolo entre a Clínica Pronunciar e a Fapfeira. A participação superou todas as expectativas iniciais. A participação veio de todos os quadrantes da educação e além-fronteiras, o que nos deixa com uma enorme satisfação. Foi possível ter acesso a palestras de pediatria, neurodesenvolvimento, pedopsiquiatria, psicologia, terapia da fala, psicomotricidade e terapia ocupacional. Esperemos que a iniciativa tenha ido ao encontro de todos, que tenha ajudado a desconstruir vários "mitos" e a ultrapassar várias barreiras numa maior integração e equidade. Obrigado a todos os oradores e a todos que estiveram connosco.
Cuidador Informal - Informe-se...
Segurança na Internet
Projectos - Grupos de Mútua Ajuda
Grupos de Mútua Ajuda - conflito, alienação ou desigualdade parental.
No dia 24 de março, o CCAP da FAPFEIRA iniciou a dinamização das reuniões do Grupo de Mútua Ajuda para pais e filhos vítimas de conflito parental, alienação parental ou desigualdade parental.
Este Grupo acontece na sequência da formalização do protocolo assinado entre a FAPFEIRA e a Associação Portuguesa para a Igualdade Parental e Defesa dos Direitos dos Filhos, e traduzir-se-á na realização de reuniões quinzenais (à quinta-feira), no Centro Coordenador de Apoio Parental (Estrada Nacional 1), na Avenida Principal, 3120, em Lourosa, a partir das 20h30.
Os Grupos de Mútua Ajuda querem intervir e contribuir para que os pais em fase de separação/divórcio, partilhando experiências, possam adquirir informação e desenvolver estratégias para enfrentar essa mudança nas suas vidas, de forma a minimizar as consequências para os seus filhos.
Em situações de conflito, alienação e desigualdade parental, os Grupos de Mútua Ajuda são um espaço/momento de criação de laços de solidariedade, de identificação e de relações de confiança. Estas reuniões funcionam através da troca de experiências, de informação e de opiniões; proporcionam o aumento do conhecimento de cada participante, promovem o fortalecimento da auto-estima, a capacitação de tomar decisões e o aumento da assertividade.
A separação/divórcio exige a todos os intervenientes, em especial ao casal, a capacidade de rearranjo familiar. A aquisição e o desenvolvimento de competências, de forma garantir que as referências familiares dos nossos filhos se mantenham o mais estáveis possível são fundamentais, contribuindo para o seu harmonioso desenvolvimento sócio emocional.
O concelho de Santa Maria da Feira passa agora a dispor de um espaço de partilha de experiências, em que poderão participar pais, mães, avós, avôs, filhos (adultos) e outros familiares, vítimas do conflito parental, alienação parental ou desigualdade parental.
A participação não carece de inscrição. Basta aparecer.